BATMAN BEGINS
Embora aqui no Brasil o título do filme tenha ficado como o original (Begins), traduzindo para o português curto e grosso, o americano entederia como Batman Começa (ou Batman - O Começo para os mais puristas), portanto trata-se da ressurreição do Batman como uma nova história, algo feito desde as suas origens, passando por sua adolescência, até chegar à vida adulta. Parecido como no filme Batman, de Tim Burton, mas ainda assim com mais detalhes.
O filme novo do diretor Christopher Nolan retrata desde o primeiro dia que o menino Bruce Wayne começa a ter fobia por morcegos, retrata a morte de seus pais e mostra em quê a cidade de Gotham City se tornou, já que o pai de Bruce havia trazido muitos benefícios para a cidade, e depois de sua morte, Gotham se tornou violenta e corrupta e isso desperta em Bruce um desejo de fazer justiça.
Bruce chega ao fundo do poço, viajando por locais distantes, sendo preso em lugares onde a Lei não existe, até que chega ao Templo de Rhas Al Ghul onde faz seu treinamento. E é a partir daí (um momento cansativo diga-se de passagem onde essa origem é contada) que começa a se desenrolar a história.
Gotham City é uma cidade onde a corrupção atinge todos os lugares, mas ainda há pessoas de boa-fé como a promotora Rachel Dawes e o policial Jim Gordon.
Rachel é amiguinha de infância de Bruce Wayne e é interpretada por Katie Holmes, e na minha opinião o papel mais fraco da fraca atriz e toda a sua história. Katie parece que não entrou no personagem e seu papel, ainda que importante, não me atraiu e não atraiu aos fãs e produtores do filme.
O Ator que faz Jim Gordon é um veterano e velho conhecido nosso: Gary Oldman, que aqui interpreta o braço direito do Batman no futuro e que se tornará o famoso Comissário Gordon.Ainda que o time do bem seja pequeno, ainda podemos contar com nosso querido mordomo Alfred (aqui interpretado por outro veterano, Sir Michael Cayne) e por Lucius Fox (Morgan Freeman. É preciso dizer quem é esse cara?). Este último, trabalha no setor de protótipos das empresas Wayne e é por causa de Lucius que o uniforme de Batman nasce, bem como seus gadjets de seu cinto de utilidades. O engraçado é que Bruce se passa por um amante do esporte perigoso para conseguir os aparatos tecnológicos de Fox, que não é bobo nem nada.
Da parte malvada, temos todo o resto dos gângters de Gotham e claro Rhas Al Ghul (Liam Neeson, outra lenda) e o colega de Rachel Dawes, o Dr. Jonathan Crane Cillian Murphy), que nos quadrinhos tem como escondido o vilão Espantalho.
A história de Batman Begins é muito legal e eu tenho muito mais pontos positivos do que negativos para citar.
De pontos positivos, temos:
uma aproximação maior das histórias do Batman com os quadrinhos do morcego;
se no passado tivemos Jack Nicholson, Danny De Vito, entre muitos outros, temos o prazer de acompanhar Chris Bale como Batman, Michael Cayne, Gary Oldman, Morgan Freeman e Liam Neeson. Vale destacar que Chris Bale é um dos novos queridinhos da américa e fez ótimos filmes como Reino de Fogo, Psicopata Americano, Equilibrium e o mais recente O Grande Truque, onde ele divide a trama com o Wolwerine Hugh Jackman;
Batman está mais cruel e menos caricato, assim como ele deveria ser. Embora eu considere o estilo único de Tim Burton (Batman e Batman O Retorno) fazer cinema, ainda acho que Batman Begins, no que diz respeito à presonalidade do herói, acertou em cheio;
além do mais, algumas coisas condizem mais com a realidade, como o batmóvel que mais parece um tanque de guerra do que aquele carro esquisito que conhecemos. E como o filme ainda é uma introdução, desde o uniforme do morcego como suas "ferramentas" ainda não são como conhecemos, que através dos dias vêm passando por alterações até chegar ao que conhecemos hoje. Esse processo de adaptação é muito bem sacado.
E de pontos negativos temos:
Toda a história do Batman contada de novo desde o começo, se passando por seus treinamentos e etc é algo muito cansativo. Interessante pra quem vê pela primeira vez, mas maçante pra quem arriscar a ver o filme numa segunda vez.
E, é isso...
O segundo filme Batman - O Cavaleiro Negro (mesmo nome dos quadrinhos desenhados pelo gênio Frank Miller de Sin City) já está no final de suas gravações, além de trazer esse extraordinário elenco de volta (com exceção de Katie Holmes que foi substituída por sua fraca atuação pela talentosa Magie Gylenhall no papel de Rachel Dawes), um novo time de ótimos atores entrarão para o elenco principal como Heath Ledger (do famoso filme gay Brokeback Mountain, Casanova, Coração de Cavaleiro) como o Coringa e o queixudo mas talentoso Aaron Eckhart (Dália Negra e Obrigado Por Fumar) como o promotor Harvey Dent que se tornará o Duas-Caras na trama.
Fim da primeira parte e após lerem a segunda parte, espero que entendam o conceito como um todo.
Fiquem em paz...
David
4 comentários:
Lamentavelmente não assisti a nenhum dos 2 revivals destes clássicos...acho que embora eu tenha me criado acompanhando os seriados e visto as duas primeiras versões cinematográficas de ambos, depois de adulta eles se afastaram das minhas fantasias ( ou eu me afastei do gênero...). Foi até bom ler o teu texto, David...deu uma chacoalhada na minha memória "heróis" underground! Beijos, querido!
Prefiro disparadamente o Batman Begin, puta filmes, com roteiro excelente. E olha que tive que ver duas vezes para gostar. rsr
Abraço
po David,
pra quem sempre acompanhou os quadrinhos, os filmes do batman ainda nao pegaram o melhor a meu ver.
o clima de Asilo Arkam, Cavaleiro das trevas e outras miniseries que exploraram mais a psicose do batman.
Todos os filmes ainda ficaram meio superficiais e o primeiro de todos com jack nicholson ainda é o melhor de todos.
Superman sinceramente nao me agradou o que ainda mantem o Homem Aranha disparado como melhor adaptação para o cinema
abração
Sim, provavelmente por isso e
Postar um comentário